SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-12-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal de Mato Grosso

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Citação

LACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane Machado. Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 2, p. 164-184, jul. / dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333. Acesso em: .

DOI

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450
O papel da analogia e metáfora,quando aplicado ao argumento,consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

LACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane Machado. Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 2, p. 164-184, jul. / dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333. Acesso em: .