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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14330
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Dec-2018 |
metadata.dc.creator: | SALES, Elielson Ribeiro de SOUZA, Ruth Daisy Capistrano de WANZELER, Edson Pinheiro |
metadata.dc.description.affiliation: | SILVA, L. F. R.; SALES, E. R. Universidade Federal do Pará |
Title: | A escolarização de surdos no ensino fundamental: percepções sobre o ensino e aprendizagem de ciências |
Other Titles: | Deaf schooling in elementary education: perceptions about teaching and learning in science |
Citation: | SILVA, Lucival Fábio Rodrigues da et al A escolarização de surdos no ensino fundamental: percepções sobre o ensino e aprendizagem de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 6, n. 2, p. 324-341, jul. / dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p324-341.i7098. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14330. Acesso em: . |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudode campo, tem comoobjetivo analisar o ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências,com alunos surdos do 6º e 7ºanodo Ensino Fundamental,em uma escola pública em Belém/PA. Para isso, foram pesquisadosquatro estudantessurdos, fluentes em Libras,considerando suas percepções e o contextoemque estão inseridos.O instrumento paraprodução de dados foi um questionário em língua portuguesa, traduzido e interpretado para a Libras.O resultado mostrou que a contextualização do ensino de ciências engloba a necessária ação de planejar, de como ensinar conteúdos adaptados às possibilidades de um alunado que apresenta elevado nível de percepção visual, condicionado pela surdez em si instalada, não como uma deficiência que produz limitações na aprendizagem, mas como uma diferença naturalmente observada e mediatizada pelo sentido visual e espacial. Observa-se também que,para se trabalhar com surdos,é indispensável que o professor tenha uma competência linguística e comunicacional mínima em Libras, de forma que seja possível uma comunicaçãosatisfatóriapara ambos os envolvidos,caso contrárioé indispensável a presença de um mediador ou intérprete de Libras. |
Abstract: | The research with a qualitative approach, developed through a field study, has the aim of analyze the teaching and learning in science, of deaf students of 6th and 7th grades of Elementary school, at a public school in Belém(Pará). For that, there were researched four students, fluent in Libras, considering their perceptions and the context they belong. The instrument for data production was a questionnaire written in Portuguese, translated to Libras. The results showed that visual perception, conditioned by deafness itself installed, not as a deficiency that produces learning limitations, but as a difference naturally observed and mediated for visual and spacial sense. It was also observed that to work with a deaf it is indispensable that the teacher has aminimum linguistic and communicational competence in Libras, in a manner that it is possible to happen a satisfactory communication for both, otherwise it will be necessary the presence of a mediator or a Libras interpreter. |
Keywords: | Ensino de Ciências Alunos Surdos Ensino e Aprendizagem Science Teaching Deaf Students Teaching and Learning |
Series/Report no.: | REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
ISSN: | 2318-6674 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Mato Grosso |
metadata.dc.publisher.initials: | UFMT |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7098 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p324-341.i7098 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - IEMCI |
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