Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14309
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Issue Date: 2017
metadata.dc.creator: SOUZA, Evilly Vieira de
FIRMINO, Maria Gesikelle
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Experimentação investigativa: análise da metodologia de um professor em processo de formação inicial
Citation: SOUZA, Evilly Vieira de; FIRMINO, Maria Gesikelle. Experimentação investigativa: análise da metodologia de um professor em processo de formação inicial. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 399-412. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14309. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O artigo tem como objetivo analisar a metodologia utilizada em uma aula de Ciências, partindo de vários pressupostos teóricos que norteiam o ensino de Ciências voltados à experimentação investigativa. A mesma foi ministrada por um discente do curso de Pedagogia, e teve como foco a atividade experimental. Classificamos nossa pesquisa como qualitativa e a mesma teve o auxílio de vídeo gravações da aula ministrada, para que em seguida fossem transcritas algumas falas do professor no momento que a exposição estava acontecendo, e desta forma, fosse atribuída maior ênfase a discussão, bem como o suporte teórico de autores que discutem acerca do ensino de ciências e a aprendizagem baseada em problemas, como: Azevedo, Berbel, Carvalho et al, Moraes, Rosito, Turella et al. Vale ressaltar que a prática pedagógica aplicada pelo professor, teve grande influência no referencial teórico disponibilizado pela disciplina FTM do ensino de Ciências, desta forma, foi possível observar que o contato com autores que discutem acerca do ensino de Ciências, atrelada a experimentação investigativa, é de grande valia para que, na prática, o professor perceba o quanto estas influenciam no momento de fazer com que a aula aconteça de maneira diferenciada, levando em consideração a autonomia do aluno enquanto construtor de sua aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa possibilitou aos futuros educadores outra visão, referente de como adequar a prática pedagógica, de maneira que a problematização seja uma ferramenta para que o aluno não apenas reflita sobre o que foi proposto, mas que ele se torne protagonista deste processo.
Keywords: Prática pedagógica
Ensino de Ciências
Experimentação investigativa
Relação teoria e prática
Series/Report no.: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
metadata.dc.subject.theme: Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos
metadata.dc.subject.thematicaxis: Práticas de Ensino
ISSN: 2595-5306
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
metadata.dc.publisher.initials: ExePEPe
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017#h.p_L6qxGoljLgrL
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ExperimentacaoInvestigativaAnalise.pdf292,84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons