Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14053
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: Oct-2020
metadata.dc.creator: COSTA, Luciana Monteiro da
metadata.dc.description.affiliation: E.E.E.F.M. Eduardo Angelim
metadata.dc.contributor.advisor1: LEMOS, Jussara Moretto Martinelli
metadata.dc.contributor.advisor2: XAVIER, Luciana Pereira
Title: Proposta de ensino investigativo em Educação Ambiental no Ensino Médio utilizando robótica e espaços não formais de aprendizagem
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: COSTA, Luciana Monteiro da. Proposta de ensino investigativo em Educação Ambiental no Ensino Médio utilizando robótica e espaços não formais de aprendizagem. Orientadoras: Jussara Moretto Martinelli Lemos, Luciana Pereira Xavier. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14053. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: A água enquanto elemento importante para a manutenção da vida e do equilíbrio biológico é um tema complexo e que exige uma abordagem contextualizada e interdisciplinar por parte do professor. A conexão do conhecimento a situações reais e ao uso de tecnologias são exigências para a formação atual do estudante do Ensino Médio, ao mesmo tempo em que desafia a prática pedagógica. Assim como nos desafia a mudança de paradigma no ensino e na aprendizagem quando são propostas Metodologias Ativas de Aprendizagem inserindo o estudante no centro deste processo, de forma ativa e com reconhecidos ganhos em motivação e aprendizagem. O objetivo principal da pesquisa foi o de investigar e analisar a aplicabilidade de uma proposta pedagógica com uso da robótica educacional como ferramenta integradora e motivacional no estudo da ‘Água’, na promoção da Educação Ambiental com uma abordagem investigativa em um afluente do Rio Murucupi, situado no entorno da Escola Estadual Eduardo Angelim, no Município de Barcarena-PA, região norte brasileira, incluindo a produção e a validação de um Roteiro Didático para professores de Biologia do Ensino Médio. As atividades investigativas foram elaboradas buscando contribuir não somente com a prática docente, mas também para a interação social, motivação na construção do conhecimento e na resolução dos desafios, autonomia e comunicação, despertando o olhar dos estudantes para o entorno da escola. A metodologia da pesquisa foi realizada com base em abordagem quantitativa complementada por abordagem qualitativa. Partindo de uma visão integrada do ambiente e dos conhecimentos prévios compartilhados, os(as) estudantes foram desafiados(as) a propor soluções para a construção de um robô que serviu de apoio a eletrodos que medem a temperatura, a turbidez e o pH da água do Rio Murucupi e da escola. Apesar da rica e significativa experiência e também do aprendizado docente na implementação de práticas inovadoras, a falta de estrutura é apontada como um desafio ainda a ser superado. Os alunos demonstraram motivação nas atividades, a construção colaborativa e o compartilhamento da aprendizagem com a comunidade na Feira de Ciências constatando melhora na aprendizagem bem como na auto estima individual, e principalmente no reconhecimento da importância da Educação Ambiental e da água para a comunidade. Todas as etapas serviram para realizar na prática, a vivência de uma investigação científica e validar o Roteiro Didático elaborado a partir destas experiências com os(as) estudantes.
Abstract: ABSTRACT Water as an important element for life maintenance and biological balance is a complex subject matter and demands a contextualized and interdisciplinary approach from the teacher. The knowledge connection to real situations and technology usage is requirement for the current formation of High School students, together to challenges of pedagogical practice. The same way it is a challenge for us to change the teaching and learning paradigm when they are active methodological proposals for learning, inserting the student in the center of this process in an active way and with recognized gains in motivation and learning. The main focus of this research was to survey and analyze the applying of a pedagogical proposal using educational robotics as an integrative and motivational tool studying The Water to promote environmental education in an investigative approach to a tributary of Murucupi River placed around Eduardo Angelim School in the town of Barcarena, North of Brazil, including the production and validation of a didactic script for High School Biology teachers. The investigative activities were made in order to contribute not only for teaching practice, but also for social interaction, motivation for knowledge building and to solve challenges, autonomy and communication, making the students paying attention around the school. The research methodology was made according to a quantitative approaching together to a qualitative one. Starting from an integrated view of the environment and the previously shared studies, the students were challenged to think about ways to construct a robot that was base for electrodes to check the temperature, turbidity and water pH from Murucupi River and from school. Although it was a rich and significant experience for the teaching learning to implement new practices, the lack of structure is seen as a challenge to be overcome. The students seemed motivated in the activities, the collaborative construction and the sharing of learning with the community during the Science Fair, watching a better learning as individual self-esteem, and mainly in recognizing the importance of environment education and water for community. All the steps were useful to accomplish in practice, the experience of a scientific research and validate the didactic script made from the experiments with students.
Keywords: Aprendizagem focada no aluno
Estratégias de aprendizagem
Educação ambiental
Educação - efeitos das inovações tecnológicas
Aprendizagem ativa
Robótica
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: Ensino de Biologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: bibbiologicas@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PropostaEnsinoInvestigativo.pdf2,87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons