Engenharia didática reversa como um dispositivo de formação docente para a educação do campo

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06-12-2019

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SILVA, Renata Lourinho da. Engenharia didática reversa como um dispositivo de formação docente para a educação do campo. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2019. 300 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13946. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa propõe a metodologia da engenharia didática reversa como dispositivo de formação docente para a educação do campo com propósito de construir respostas para as problemáticas de integração de saberes disciplinares com saberes não disciplinares do campo, sob a compreensão de percurso de estudo e pesquisa como metodologia de desenvolvimento de processos de transposição didática e, em consequência, como provedor de trajetórias de formação de professores sob a compreensão da teoria da transposição didática de Yves Chevallard. A importância de relacionar o tempo escola com o tempo comunidade de maneira integrada também é considerada por se fazer necessária e fundamental para os cursos de formação inicial e continuada de professores em educação do campo, por constituir uma das bases que sustentam a educação do campo, segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DEOBEC) quando enfatiza o diferencial do ensino da educação do campo dos demais ensinos regulares. Uma empiria sobre a construção e uso do matapi foi realizada envolvendo professores em formação continuada, dois produtores de matapi da comunidade de Pacuí de Cima do município paraense de Cametá, além dos diretores de estudo e investigação. Os resultados alcançados são animadores para a realização de futuras pesquisas considerando que confirmam as hipóteses para o caso da empiria realizada, pois mostramos que o tempo escola e tempo comunidade se unificam em um só tempo, que é o tempo de estudo, por meio da integração dos saberes culturais com os saberes disciplinares(matemática, português , geografia, ciências, dentre outros) em uma dinâmica de reconstrução de saberes evidenciados pelo processo da transposição didática, bem como, contribuímos com o desenvolvimento sustentável na referida comunidade. Além disso, os resultados apontam que a metodologia da engenharia didática reversa pode também ser usada em cursos de formação de professores em geral.

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Brasil

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Universidade Federal do Pará

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UFPA

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1 CD-ROM

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