Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNAZARÉ, Amanda Santos de-
dc.date.accessioned2021-08-05T14:39:18Z-
dc.date.available2021-08-05T14:39:18Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.citationNAZARÉ, Amanda Santos de. Ensino por investigação para promoção da educação ambiental. Orientador: Cleber Silva e Silva; Coorientadora: Marcia Valeria Cunha. 2019. 57 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13343. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13343-
dc.description.abstractEducation as an act of transformation is based on problematization, in which students become critical subjects, reflexive, in a constant act of investigation and understanding of reality, thus constructing a real awareness of the problems surrounding it and Allowing participation in the search for solutions, which is intrinsically related to the field of environmental education, because it can be recognized as a field of complexity, of social relationships, affective and subjective. Based on these conceptions and from the problematic "How to promote environmental education so that it is meaningful to the participants?”, the present research has as general objective the promotion of environmental education through teaching through research. Presenting an exploratory methodology, because the execution of the activities was based on the social interactions and the individual and collective production of the participants during the “Sequência de Ensino Investigativo” (SEI) that worked the theme Water Resources. The data were analyzed using the observational study and descriptive statistics, qualifying this research as quali-quantitative. As a result, we present an analysis of the perception of teachers and students about the deal with environmental education in the school environment and how this reflects in the formation of the participants and the ability that they have to act in their community in proposing solutions. As a product of this dissertation was elaborated the journal “Meio Informacional" that contains the didactic game Learning with Inclusion, having as content all the perception assimilated by the students about the problematic, becoming an instrument of Environmental awareness for the general community and instrument of citizen training for the participants involved in their production. Concluding, in fact, teaching by research can be developed for the promotion of environmental education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hyago Soares Baia (hyago.sb7@gmail.com) on 2021-08-05T14:34:52Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_EnsinoInvestigaçãoPromoção.pdf: 3107934 bytes, checksum: 024a9708fc7a85879bb2069781118cb8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Teo Calumby (teocalumby@ufpa.br) on 2021-08-05T14:39:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_EnsinoInvestigaçãoPromoção.pdf: 3107934 bytes, checksum: 024a9708fc7a85879bb2069781118cb8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T14:39:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_EnsinoInvestigaçãoPromoção.pdf: 3107934 bytes, checksum: 024a9708fc7a85879bb2069781118cb8 (MD5) Previous issue date: 2019-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectEnsino de ciências ambientaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleEnsino por investigação para promoção da educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Cleber Silva e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673237583688618pt_BR
dc.contributor.advisor-co1CUNHA , Marcia Valeria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403301330875717pt_BR
dc.description.resumoA educação como ato de transformação está pautada na problematização, no qual os alunos tornam-se sujeitos críticos, reflexivos, em um constante ato de investigação e compreensão da realidade, construindo assim uma real consciência dos problemas que o rodeiam e permitindo a participação na busca de soluções, que está intrinsicamente relacionado ao campo da educação ambiental, pois este pode ser reconhecido como um campo de complexidade, de relações sociais, afetivas e subjetivas. Fundamentada nestas concepções e a partir da problemática “Como promover a educação ambiental para que esta seja significativa aos sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral a promoção da educação ambiental por meio do ensino por investigação. Apresentando uma metodologia de cunho exploratório, pois a execução das atividades foi pautada nas interações sociais e na produção individual e coletiva dos sujeitos ao decorrer da sequência de ensino investigativo (SEI) que trabalhou o tema Recursos Hídricos. Os dados foram analisados fazendo-se uso do estudo observacional e da estatística descritiva, qualificando esta pesquisa como quali-quantitativa. Como resultado apresenta-se uma análise da percepção de professores e alunos acerca do trato com a educação ambiental no espaço escolar e como isso reflete na formação dos sujeitos e na capacidade que estes tem de atuar em sua comunidade na proposição de soluções. Como produto desta dissertação foi elaborado a revista Meio Informacional que contém o jogo didático Aprendendo com a Inclusão, tendo como conteúdo toda a percepção apreendida pelos educandos acerca da problemática, tornando-se um instrumento de conscientização ambiental para a comunidade em geral e instrumento de formação cidadã para os sujeitos envolvidos na sua produção, concluindo então que, de fato, o ensino por investigação pode ser desenvolvido para a promoção da educação ambiental.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoAMBIENTE E SOCIEDADEpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7086-8751pt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EnsinoInvestigacaoPromocao.pdf3,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.