Ensino por investigação para promoção da educação ambiental

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2019-09-27

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Universidade Federal do Pará

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NAZARÉ, Amanda Santos de. Ensino por investigação para promoção da educação ambiental. Orientador: Cleber Silva e Silva; Coorientadora: Marcia Valeria Cunha. 2019. 57 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13343. Acesso em: .

DOI

A educação como ato de transformação está pautada na problematização, no qual os alunos tornam-se sujeitos críticos, reflexivos, em um constante ato de investigação e compreensão da realidade, construindo assim uma real consciência dos problemas que o rodeiam e permitindo a participação na busca de soluções, que está intrinsicamente relacionado ao campo da educação ambiental, pois este pode ser reconhecido como um campo de complexidade, de relações sociais, afetivas e subjetivas. Fundamentada nestas concepções e a partir da problemática “Como promover a educação ambiental para que esta seja significativa aos sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral a promoção da educação ambiental por meio do ensino por investigação. Apresentando uma metodologia de cunho exploratório, pois a execução das atividades foi pautada nas interações sociais e na produção individual e coletiva dos sujeitos ao decorrer da sequência de ensino investigativo (SEI) que trabalhou o tema Recursos Hídricos. Os dados foram analisados fazendo-se uso do estudo observacional e da estatística descritiva, qualificando esta pesquisa como quali-quantitativa. Como resultado apresenta-se uma análise da percepção de professores e alunos acerca do trato com a educação ambiental no espaço escolar e como isso reflete na formação dos sujeitos e na capacidade que estes tem de atuar em sua comunidade na proposição de soluções. Como produto desta dissertação foi elaborado a revista Meio Informacional que contém o jogo didático Aprendendo com a Inclusão, tendo como conteúdo toda a percepção apreendida pelos educandos acerca da problemática, tornando-se um instrumento de conscientização ambiental para a comunidade em geral e instrumento de formação cidadã para os sujeitos envolvidos na sua produção, concluindo então que, de fato, o ensino por investigação pode ser desenvolvido para a promoção da educação ambiental.

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NAZARÉ, Amanda Santos de. Ensino por investigação para promoção da educação ambiental. Orientador: Cleber Silva e Silva; Coorientadora: Marcia Valeria Cunha. 2019. 57 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13343. Acesso em: .