Fabricações de gênero na Amazônia-Brasil: estudo de caso em uma escola pública de Manaus-AM

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2020-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

SILVA, Dielly de Castro; SOUSA, Jheime Matos de; RIBEIRO, Mílton. Fabricações de gênero na Amazônia-Brasil: estudo de caso em uma escola pública de Manaus-AM. Margens, online, v. 14, n. 23, p. 61-83, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.9580. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13199. Acesso em:.

DOI

10.18542/mri.v14i23.9580
Este artigo tem como objetivo compreender quais as representações de gêneros, o que significa ser menino ou ser menina, apresentadas por alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Pública Estadual Márcio Nery, em Manaus, buscando fundamentalmente compreender como se opera as relações sociais baseadas no gênero, bem como observar como estes alunos vivenciam os papéis de gênero. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, partindo da exibição de um filme curta-metragem intitulado “Gênero na escola”, em uma aula de sociologia. A partir da análise das entrevistas observou-se que as questões de gênero norteiam os espaços de sociabilidade dos alunos, família e escola. Estas, enquanto instituições sociais, desempenham funções de reproduzir e reiterar as normas de gênero. Os alunos também reproduzem o que se entende, culturalmente, por ser menino ou menina, resultando em um sistema de desigualdades o qual enaltece aos que obedecem aos padrões sociais e seguem as construções sobre o que é ser menino ou menina e rechaçam os que se desvirtuam do sistema binário homem/mulher ou praticam ações definidas como não condizentes com o gênero a que pertence.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Dielly de Castro; SOUSA, Jheime Matos de; RIBEIRO, Mílton. Fabricações de gênero na Amazônia-Brasil: estudo de caso em uma escola pública de Manaus-AM. Margens, online, v. 14, n. 23, p. 61-83, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.9580. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13199. Acesso em:.