Relações étnico-raciais e ensino de história no brasil: o negro no saber historiografico e saber histórico escolar

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2020-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

SILVA JÚNIOR, Elton Luis da; FARIAS, Silviane de Carvalho. Relações étnico-raciais e ensino de história no brasil: o negro no saber historiografico e saber histórico escolar. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 3, p. 189-203, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i3.9635. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13052. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v8i3.9635
Este estudo objetiva investigar as Relações Étnico-Raciais no contexto do saber historiográfico e saber histórico escolar no ensino de História. Para tanto, buscamos identificar as Relações Étnico-Raciais que historicamente foram demarcadas por contextos de invisibilidade, sobretudo quando relacionadas a historiografia africana e afro-brasileira. As discussões sobre as imagens dos negros nos saberes produzidos na historiografia brasileira nos remetem à análise das principais interpretações e debates historiográficos desenvolvidos sobre as observações equivocadas sobre o negro no Brasil. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação de pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que é necessário estabelecer um ensino de História que evidencie uma educação para as Relações Étnico-Raciais, mostrando a História do Brasil como uma sociedade multirracial e pluriétnica por meio da reversão de valores e conceitos centrados em uma perspectiva eurocêntrica que coloca o negro a margem da construção histórica e cultural do Brasil. Concluímos que desde que o ensino de História passou a ser uma disciplina escolar no Brasil o foco estrutural dela foi se modelando de acordo com determinado momento histórico, fazendo com que por muitos anos houvesse a invisibilização do negro na formação cultural do país

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA JÚNIOR, Elton Luis da; FARIAS, Silviane de Carvalho. Relações étnico-raciais e ensino de história no brasil: o negro no saber historiografico e saber histórico escolar. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 3, p. 189-203, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i3.9635. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13052. Acesso em:.