O currículo pós-crítico: uma experiência na escola de ensino fundamental em Vitória/ES

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-09

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citação

SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa; SANTOS, Raquel Amorim dos. O currículo pós-crítico: uma experiência na escola de ensino fundamental em Vitória/ES. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 2, p. 195-209, set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i2.9382. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13007. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v8i2.9382
Este estudo objetiva analisar a compreensão do currículo numa perspectiva pós-crítica por estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Vitória-ES, dando ênfase no desafio da escola, em seu processo de constituição em relação a construção social e valorização da cultura, capaz de nortear práticas pedagógicas para o reconhecimento das diferenças presentes no contexto escolar. Pretendeuse por meio de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, discutir temáticas de conteúdo do currículo pós-crítico, tendo como instrumento de coleta de dados grupos-focais e análise de documentos oficiais escolares. Concluímos que a reprodução das diferenças acontece de forma implícita distanciando o que é proposto nos documentos escolares e o que é desempenhado dentro das salas de aula pelos docentes.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa; SANTOS, Raquel Amorim dos. O currículo pós-crítico: uma experiência na escola de ensino fundamental em Vitória/ES. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 2, p. 195-209, set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i2.9382. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13007. Acesso em:.