Processo ensino-aprendizagem na abordagem analítico-comportamental no contexto da agricultura familiar

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03-04-2019

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FERREIRA, Rafael Peniche. Processo ensino-aprendizagem na abordagem analítico comportamental no contexto da agricultura familiar. Orientadora: Laura Angélica Ferreira Darnet. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável ) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Amazônia Oriental, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:. Acesso em:.

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As especificidades da gestão de um estabelecimento familiar requerem, por parte dos projetos de intervenção e da assistência técnica, compreensão e atuação que abarquem estas especificidades. Para além da análise global proposta na abordagem sistêmica, é igualmente importante acompanhar o nível de apropriação das informações técnicas ou não envolvidas no processo, a fim de melhorar os desempenhos finais. Neste estudo realizamos uma análise do processo de ensino-aprendizado, com base na teoria de Skinner, ocorrido durante a execução de um projeto de intervenção voltado para agricultores familiares produtores de leite em Paragominas. A pesquisa investigou a relevância da abordagem comportamental aplicado ao processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender os benefícios destas para os profissionais que atuam no meio rural. Para tanto, foi utilizado uma abordagem quanti-qualitativa e aplicações de questionários em campo baseados e adaptados para o método de Donald Kirkpatrick. Esse método é formado por quatro níveis, (primeiro nível – análise da satisfação (Reação); segundo – análise da aprendizagem (Aprendizagem); terceiro nível – análise comportamental (Comportamento) e o ultimo análise das mudanças (Resultado), diferentes avaliações. Os principais resultados apontaram que o conhecimento prévio consolidado influi no processo de ensino-aprendizagem, pois afeta o reconhecimento de informações, e consequentemente a capacidade de aprender, ou consolidar informações novas. De forma geral os agricultores apropriaram-se bem das informações tratadas, plantio, isolamento e tamanho da área, e apontaram fragilidades em duas etapas do processo: informações sobre divisão e uso das áreas de pastos. Segundo a literatura pesquisada, a dificuldade de compreensão pode ser decorrente da falta do conhecimento prévio.

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País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA
EMBRAPA

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1 CD-ROM

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