Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia

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2015-12

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Abertoaccess-logo

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Margens

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CORNELSEN, Elcio Loureiro. Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 16-28, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v9i13.2670
Partindo do pressuposto de que toda guerra civil provoca redefinições de caráter identitário entre os grupos beligerantes frente à violência, teceremos considerações sobre a representação fílmica da Guerra na Ex-Iugoslávia, elegendo para isso os filmes Bela Aldeia, Bela Chama (Srdan Dragojević, 1996), Terra de Ninguém (Danis Tanović, 2001), e A vida é um milagre (Emir Kusturica, 2004). Enquanto os dois primeiros filmes propõem uma imagem irreconciliável marcada pelo ódio, o último apresenta uma imagem poética de reconciliação através do amor.

Agência de Fomento

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

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CORNELSEN, Elcio Loureiro. Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 16-28, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920. Acesso em:.