SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia

Imagem de Miniatura

Data

01-12-2015

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Contido em

Margens

Citar como

CORNELSEN, Elcio Loureiro. Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 16-28, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v9i13.2670
Partindo do pressuposto de que toda guerra civil provoca redefinições de caráter identitário entre os grupos beligerantes frente à violência, teceremos considerações sobre a representação fílmica da Guerra na Ex-Iugoslávia, elegendo para isso os filmes Bela Aldeia, Bela Chama (Srdan Dragojević, 1996), Terra de Ninguém (Danis Tanović, 2001), e A vida é um milagre (Emir Kusturica, 2004). Enquanto os dois primeiros filmes propõem uma imagem irreconciliável marcada pelo ódio, o último apresenta uma imagem poética de reconciliação através do amor.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country