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“A voz da selva” – educomunicação socioambiental e possibilidades de desenvolvimento local sustentável: experiências e práticas na Comunidade Boa Esperança – RDS Amanã/AM

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Data

01-09-2013

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Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Margens

Citar como

SILVA, Marilena Loureiro da; FIGUEIREDO, Thiago Antônio de Sousa. “A voz da selva” – educomunicação socioambiental e possibilidades de desenvolvimento local sustentável: experiências e práticas na Comunidade Boa Esperança – RDS Amanã/AM. Margens, online, v. 7, n. 9, p. 49-68, set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2770. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12829. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v7i9.2770
O presente trabalho foi realizado a partir da discussão sobre a comunicação e o desenvolvimento local, com o objetivo de verificar se o uso social da comunicação por moradores de comunidades inseridas dentro de Unidades de Conservação de Uso Sustentável, tem contribuído com a organização e consequentemente com o desenvolvimento de atividades comunitárias na localidade, baseado no conceito de sustentabilidade socioambiental. O trabalho foi realizado a partir do método estudo de caso e da observação participante, de uma comunidade localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, no estado do Amazonas, utilizando-se para as análises duas orientações teóricas: a) a teoria crítica; b) a teoria da recepção que desloca os estudos da comunicação para os fenômenos culturais. Neste contexto os resultados obtidos referem-se fundamentalmente aos seguintes aspectos: a) a comunicação desenvolvida na comunidade de estudo, se associa em alguns elementos da comunicação popular alternativa e comunitária; b) a comunicação popular, alternativa e, ou comunitária, neste caso, tem contribuído com a organização e a realização das atividades comunitárias, através da ampliação das informações referentes a tais atividades relacionadas principalmente a dimensão social do trabalho, da organização comunitária, da escola e da saúde; c) O Rádio, por ser um veículo oral e de fácil manuseio é o veículo mais utilizado pelos moradores da comunidade em estudo, como instrumento de ampliação das informações locais

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

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Fonte

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