O currículo da pastoral da juventude e a constituição subjetiva do jovem católico

Imagem de Miniatura

Data

01-09-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citar como

MEIRELLES, Valdecy de Souza; CARDOSO, Wladirson R. da S. O currículo da pastoral da juventude e a constituição subjetiva do jovem católico. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 2, p. 75-90, set. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i2.7505. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12559. Acesso em:.

DOI

10.18542/nra.v7i2.7505
O presente texto aborda reflexões acerca da constituição do sujeito/jovem a partir dos documentos da pastoral da juventude. A pesquisa tem como objetivo analisar a constituição do discurso presente no currículo da pastoral da juventude como forma de subjetivação e objetivação dos jovens. Este estudo se estrutura a partir da análise dos documentos da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que trata sobre a evangelização da juventude, que são: documento 44 (1986), documento 85, (2007), Somos Igreja Jovem (2012), no qual está contido o projeto Tecendo Relações. Foi realizada a análise do discurso presente nesses documentos para que se possa compreender o processo de objetivação e subjetivação dos jovens. Subsidiará a pesquisa os escritos de Foucault. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi pesquisa/leitura bibliográfica para análise do discurso pastoral, contidos nos documentos pastorais.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/7505