Violência escolar e aprendizagem no município de Breves-Pará

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31-10-2016

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FIGUEIREDO, Larissa Raniely da Cunha. Violência escolar e aprendizagem no município de Breves-Pará. Orientadora: Simaia do Socorro Sales das Mercês. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11548. Acesso em:.

DOI

Este estudo de caso investiga o fenômeno da violência escolar e sua relação com a aprendizagem. A literatura tem evidenciado a intensificação da violência no Brasil, nas últimas décadas, bem como tem apontado que no ambiente escolar, esta não somente degrada as relações sociais, como também prejudica o desenvolvimento educacional. No município de Breves, localizado no estado do Pará, observa-se inconsistência ou mesmo inexistência de registros e estudos sobre o fenômeno. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar a ocorrência da violência em escolas do município de Breves, suas consequências e seus prejuízos à aprendizagem, bem como analisar as ações empreendidas pelas escolas no sentido de minimizar o problema. A definição do universo da pesquisa considerou que a literatura aponta os adolescentes como os principais agressores e vítimas da violência escolar e buscou contemplar, dentre as instituições que ofertam os anos finais do ensino fundamental na área urbana do município, escolas com distintos resultados no que se refere à aprendizagem, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. Foram selecionadas as escolas Estevão Gomes e Santo Agostinho. Embora não tenha sido critério de seleção, a escolha recaiu em instituições que têm características bastante distintas, inclusive no que concerne ao perfil socioeconômico dos alunos. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva. Foi adotada abordagem mista, sequencial. Os dados quantitativos foram coletados por survey aplicado a amostra representativa de alunos, de professores, de coordenadores e de gestores das escolas, escolhidos aleatória e sistematicamente. Os formulários utilizados no survey replicam em parte pesquisa realizada por Mirian Abramovay, por ser uma das pesquisas mais abrangentes no Brasil. Os dados qualitativos foram coletados em entrevistas, individuais e com grupos focais, das quais participaram as mesmas categorias antes mencionadas. A pesquisa confirmou o crescimento da violência nas escolas, embora poucos se declarem vítimas; identificou os tipos mais frequentes e as circunstâncias em que ocorre, bem como suas consequências, inclusive em termos de reações, sentimentos e anseios dos alunos, do corpo técnico e dos gestores. Alguns indicativos de fatores geradores da violência foram encontrados, mas, dada a complexidade do fenômeno, a pesquisa não permite apontar as causas da violência nas escolas. Não são percebidos pela maioria dos sujeitos participantes da pesquisa impactos da violência na aprendizagem. Esse resultado inesperado é inconsistente com a percepção sobre condições que contribuiriam para propiciar bom desempenho escolar, assim como com relatos acerca dos sentimentos gerados pela violência. A escola em que menos é percebida violência é a que tem IDEB mais baixo. Certamente, a diferença entre os IDEBs das escolas não pode ser atribuída somente à violência, mas, de toda forma, a interpretação daquele resultado deve considerar que os alunos da escola com menor rendimento escolar estão inseridos em uma realidade em que as condições socioeconômicas talvez contribuam, por um lado, para o baixo resultado na aprendizagem, e, por outro, para a não percepção de experiências vividas na escola como violência. O estudo evidencia ainda que as ações para enfrentar a violência nas escolas têm sido pouco eficazes.

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Área de concentração

GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Programa

Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

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1 CD-ROM

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