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dc.creatorBONILLA, Marcus Facchin-
dc.date.accessioned2019-08-06T14:58:24Z-
dc.date.available2019-08-05-
dc.date.available2019-08-06T14:58:24Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.citationBONILLA, Marcus Facchin. Minha viola é de buriti: uma etnomusicologia aplicada-participativa-engajada sobre a musicalidade no quilombo Mumbuca, no Jalapão (TO). Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2019. 204 f. Tese (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11410. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11410-
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dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceCD-ROMpt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectViola de Buritipt_BR
dc.subjectEducação do Campo - Tocantinspt_BR
dc.subjectQuilombo do Mumbuca - Tocantinspt_BR
dc.titleMinha viola é de buriti: uma etnomusicologia aplicada-participativa-engajada sobre a musicalidade no quilombo Mumbuca, no Jalapão (TO)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1CHADA, Sonia Maria Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004865944722134pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714284008542070pt_BR
dc.description.resumoEsta tese é resultado de uma pesquisa em Etnomusicologia Aplicada, uma pesquisa participante nos termos de Brandão (1999). O trabalho buscou, dentro de interesses comuns entre pesquisador-pesquisados, investigar a musicalidade e a Viola de Buriti produzida no quilombo do Mumbuca, localizado na região do Jalapão, no Estado do Tocantins. Entre as ações desenvolvidas, trabalhou-se para a viabilização do registro da Viola de Buriti como Patrimônio Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para tanto, foi produzido um inventário participativo com metodologia do IPHAN (2016) e um documentário audiovisual. Também como demanda do quilombo, foi criado um Caderno de Partituras com a transcrição das canções do quilombo e a produção de textos acadêmicos de escrita coletiva, envolvendo um grupo de pesquisadoras desse quilombo. A participação em editais de fomento à cultura que beneficiaram os sujeitos envolvidos foi outra ação que fez parte deste trabalho. A pesquisa foi inter e transdisciplinar, envolvendo a grande área das Artes, incluindo a Etnomusicologia e a Educação do Campo, área que fundamentou a metodologia adotada baseada nos princípios freirianos. A fundamentação teórica principal da tese foi a poética do próprio quilombo, considerando a indissociabilidade entre o intelecto e a sensibilidade (MAFFESOLI, 1998) - as músicas serviram de guia para a escrita do trabalho. Também nesse sentido, optou-se pela autoetnografia, baseando-se em Fortin (2009) e Aschieri (2018) como ferramenta de campo e na reflexão sobre os dados coletados. Além dos resultados para a comunidade, foi possível compreender que a musicalidade do quilombo possui aspectos que refletem uma resistência ao pensamento musical hegemônico, como do uso de estruturas modais, corporais e também no modo de pensar, como no tipo de raciocínio que classifiquei como intelorgânica musical, uma espécie de pensamento orgânico que imbrica necessidades estéticas com recursos naturais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.description.resumenEsta tesis es el resultado de una investigación en Etnomusicología Aplicada, una investigación participante en los términos de Brandão (1999). El trabajo buscó, dentro de intereses comunes investigador-investigados, investigar la musicalidad y la Viola de Buriti producida en el quilombo del Mumbuca, ubicado en la región del Jalapão en el Estado de Tocantins. Entre las acciones desarrolladas, se trabajó para la viabilización del registro de la Viola de Buriti como Patrimonio Inmaterial junto al Instituto del Patrimonio Histórico y Artístico Nacional - IPHAN. Para ello, se produjo un inventario participativo con metodología del IPHAN (2016) y uma película audiovisual. También como demanda del quilombo, se creó un cuaderno de partituras con la transcripción de las canciones de la comunidad y la producción de textos académicos de escritura colectiva, involucrando a un grupo de investigadores del quilombo. La participación en ediciones de fomento a la cultura que beneficiaron al pueblo fue otra acción que formó parte de ese trabajo. La investigación fue inter y transdisciplinaria, involucrando la gran área de las Artes, incluyendo la Etnomusicología y la Educación del Campo, área que fundamentó la metodología adoptada basada en los principios freirianos. La fundamentación teórica principal de la tesis fue la poética del propio quilombo, considerando la indisociabilidad entre el intelecto y la sensibilidad (MAFFESOLI, 1998) - las canciones sirvieron de guía para la escritura del trabajo. También en ese sentido, se optó por la autoetnografía, basada en Fortin (2009) y Aschieri (2018) como herramienta de campo y en la reflexión sobre los datos recolectados. Además de los resultados para la comunidad, fue posible comprender que la musicalidad del quilombo posee aspectos que reflejan una resistencia al pensamiento musical hegemónico, como del uso de estructuras modales, corporales y también en el modo de pensar, como en el tipo de raciocinio que clasifiqué como intelorgánica musical, una especie de pensamiento orgánico que une necesidades estéticas con recursos naturales.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Appears in Collections:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

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