Exposição subcrônica de ratos wistar jovens a dose baixa de chumbo induz déficits locomotores e alterações morfológicas associados a estresse oxidativo e disfunção sináptica

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

18-12-2018

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citar como

LEÃO, Luana Ketlen Reis. Exposição subcrônica de ratos wistar jovens a dose baixa de chumbo induz déficits locomotores e alterações morfológicas associados a estresse oxidativo e disfunção sináptica. Orientador: Rafael Rodrigues Lima. 2018. 68 f. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10611. Acesso em:.

DOI

O chumbo (Pb) é um metal pesado, que pode ser utillizado na produção de diversos compostos. A principal via de exposição do homem é através do consumo de comida ou água contaminada, sendo que uma vez absorvido, cerca de 99% do chumbo circulante difunde-se para tecidos moles, dentes, ossos e cérebro. No Sistema Nervoso Central (SNC), diversos estudos vêm demonstrando déficits na capacidade de aprendizagem, cognição e desenvolvimento intelectual em humanos expostos ao chumbo durante determinado período da vida. Contudo, encontra-se pouco compreendido os mecanismos de ação envolvidos com a toxicidade do Pb. A partir disso, este estudo buscou avaliar os efeitos exploratórios, motores e teciduais induzidos pela exposição subcrônica de ratos Wistar jovens a 50 mg/Kg de chumbo, associado a possíveis mecanismos de ação. Foram utilizados ratos machos Wistar, expostos durante 55 dias a uma dose de 50mg/Kg de Pb por gavagem, sendo que os animais controles receberam água destilada. Realizou-se os testes de campo aberto, plano inclinado e rota-rod para avaliação locomotora. Foi realizado coloração com hematoxilina e eosina, bem como, imuno-histoquímica para quantificação de neurônios maduros, bainha de mielina e vesículas sinápticas. Para avaliação da expressão de proteínas foi realizado o perfil proteômico. A análise estatística foi realizada pelo teste t de Student, sendo considerado como significativo p <0,05. Após observamos depósito de chumbo apenas no cerebelo, foi possível caracterizar déficits exploratórios e motores nos ratos expostos ao chumbo, sendo que observamos diminuição no número de células de Purkinje, bem como neurônios maduros, diminuição de vesículas sinápticas e diminuição da bainha de mielina. Na avaliação da indução de estresse oxidativo, foi possível avaliar aumento de MDA e nitrito apenas no córtex motor. E na avaliação da expressão de proteínas, ambas as regiões apresentaram alterações em proteínas responsáveis pelo processo de liberação de neurotransmissores, bem como receptores e segundos mensageiros e, ainda, proteínas envolvidas com processo de apoptose. Com isso, concluímos que o a exposição subcrônica a baixa dose de Pb de ratos Wistar jovens promoveu altrações locomotoras e histológicas, associado a indução de estresse oxidativo, alterações no processo de sinalização celular, bem como morte por apoptose.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI