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A pós-graduação no Brasil : história de uma tradição inventada

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Data

18-08-2017

Orientador(es)

SAVIANI, Dermeval Lattes

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Contido em

Citar como

ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de. A pós-graduação no Brasil : história de uma tradição inventada. 2017. 213 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10200>. Acesso em:.

DOI

Considerando que a pós-graduação é o nível mais elevado de formação do ensino superior brasileiro, que possui características que lhes são próprias e que ainda é pouco discutida no campo da história da educação, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender criticamente a história da pós-graduação no interior da universidade brasileira; apreendendo-a como objeto historiográfico; refutando análises presentes na literatura, que afirmam a anomalia da pesquisa educacional em sua relação com a pós-graduação e estabelecendo os marcos concretos de sua instituição na década de 1960, em pleno período da Ditadura Militar. Tendo o materialismo histórico como referencial teórico, compreendemos que o processo histórico de instituição da pós-graduação se efetivou nas condições de produção e reprodução do modo de produção capitalista na sociedade brasileira num momento em que a reconfiguração conjuntural de nosso papel no interior das relações hegemônicas do mesmo necessitava de uma modernização da sociedade brasileira e, portanto, de sua própria universidade; dessa forma defendemos a tese que a pós-graduação instituiu-se como uma Tradição Inventada, conforme a perspectiva de Hobsbawm, se constituindo como ponto de inflexão na década de 1960 na história da universidade brasileira. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, revisão da literatura e a pesquisa documental; as fontes primárias da pesquisa desta tese se constituíram de textos legais, programas, projetos, relatórios, entrevistas e jornais. Tivemos ainda, como fontes secundárias, a produção bibliográfica pertinente ao tema que foi analisada criticamente pelos processos de problematização, análise e síntese.

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Área de concentração

EDUCAÇÃO

Linha de pesquisa

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Estadual de Campinas

Sigla da Instituição

UNICAMP

Instituto

Faculdade de Educação – FE/UNICAMP

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UNICAMP

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Fonte

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