Fatores de risco e proteção na escola: reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses

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2014-08

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NUNES, Tatiene Germano Reis et al. Fatores de risco e proteção na escola: reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 18, n. 2, p. 203-210, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n2/1413-8557-pee-18-02-0203.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182732>.

DOI

Este estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento.

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NUNES, Tatiene Germano Reis et al. Fatores de risco e proteção na escola: reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 18, n. 2, p. 203-210, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n2/1413-8557-pee-18-02-0203.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182732>.