História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014-09

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 295-310, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n53/18.pdf>. Acesso em: 11 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37341>.

DOI

Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, p. 295-310, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n53/18.pdf>. Acesso em: 11 maio 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37341>.