Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes. Afro-Ásia, Salvador, n. 48, p. 311-333, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/afro/n48/a09n48.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0002-05912013000200009>.

DOI

Este artigo aborda as formulações que adolescentes, alunos do ensino fundamental, elaboram sobre cor e preconceito, a partir da relação que estabelecem com as músicas que consomem. Nesse sentido, o consumo é visto como uma chave para a compreensão desse grupo etário e de uma das dimensões de sua vida: a leitura que fazem da hierarquia da cor e a forma como se percebem nela. Importa-nos, portanto, perscrutar de que forma a preferência manifestada por adolescentes que cursam o ensino fundamental permite entrever a relação que estabelecem com esse significante social brasileiro - a cor - e uma das relações estabelecidas com ele - o preconceito.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes. Afro-Ásia, Salvador, n. 48, p. 311-333, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/afro/n48/a09n48.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0002-05912013000200009>.