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3D raytracing through homogeneous anisotropic media with smooth interfaces

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01-12-2002

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COSTA, Jessé; SCHOENBERG, Michael; URBAN, Jaime. 3D raytracing through homogeneous anisotropic media with smooth interfaces. Revista Brasileira de Geofísica, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbg/v20n3/a03v20n3.pdf>. Acesso em: 06 ago. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2002000300003>.

DOI

O raio conectando dois pontos em um meio anisotrópico, homogêneo por partes e com variação lateral, é calculado utilizando-se técnicas de continuação em 3D. Se combinado com algoritmos para solução do problema de valor inicial, o método pode ser estendido para o cálculo de eventos qS1 e qS2. O algoritmo apresenta a mesma eficiência e robustez que implementações de técnicas de continuação em meios isotrópicos. Rotinas baseadas neste algoritmo têm várias aplicações de interesse. Primeiramente, na modelagem e inversão de parâmetros elásticos na presença de anisotropia. Em segundo lugar, as iterações de Newton-Raphson produzem atributos da frente de onda como vetor vagarosidade e a matrix hessiana do tempo de trânsito, quantidades que permitem determinar o espalhamento geométrico e aproximações de segunda ordem para o tempo de trânsito. Estes atributos permitem calcular as amplitudes ao longo do raio e investigar os efeitos da anisotropia no empilhamento CRS em modelos de velocidade simples.

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