A formação de cidadãos “distinctos e morigerados” na Província do Grão Pará: 1870-1889

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2011-12

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BARBOSA, Andreson Carlos Elias. A formação de cidadãos “distinctos e morigerados” na Província do Grão Pará: 1870-1889. Revista Ver a Educação, Belém, v. 12, n. 2, p. 247-270, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1012/1473>. Acesso em: 07 jan. 2013.

DOI

O artigo objetiva apresentar sucintamente os resultados de um estudo mais amplo sobre o atendimento à criança desvalida no Grão Pará, destacando o Instituto Paraense de Educandos Artífices. Tem como questão base: qual o objetivo principal do governo da Província com a fundação desse Instituto? As fontes primárias utilizadas foram: os relatórios presidenciais e dos diretores do Instituto, a legislação educacional local, minutas de ofícios, e jornais que circulavam na província à época. Os resultados revelam que o atendimento oferecido se caracterizou como mais um instrumento de consolidação dos ideais iluministas produzidos na Europa, materializados no projeto civilizador de transformar índios e mestiços em cidadãos “distinctos e morigerados”.

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BARBOSA, Andreson Carlos Elias. A formação de cidadãos “distinctos e morigerados” na Província do Grão Pará: 1870-1889. Revista Ver a Educação, Belém, v. 12, n. 2, p. 247-270, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1012/1473>. Acesso em: 07 jan. 2013.