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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17535
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 3-Mai-2024 |
Autor(es): | FLORÊNCIO, Felipe Jailson Souza Oliveira |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de |
Primeiro(a) coorientador(a): | ELIASQUEVECI , Marianne Kogut |
Título: | Competências digitais de futuros professores: o papel de intervenções pedagógicas para a alfabetização científica e tecnológica |
Citar como: | FLORÊNCIO, Felipe Jailson Souza Oliveira. Competências digitais de futuros professores : o papel de intervenções pedagógicas para a alfabetização científica e tecnológica . Orientadora: Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida . 2024. 187f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, Ano de defesa. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17535 . Acesso em:. |
Resumo: | A presente investigação se situa em um contexto de necessidade de preparar estudantes de graduação em formação inicial como futuros professores dos anos iniciais da educação básica ou da educação de jovens, adultos e idosos (EJAI), para lidar com as demandas da educação contemporânea, que exigem tanto a utilização de tecnologias digitais, quanto o domínio de conceitos científicos e tecnológicos. Essa preparação deve, além de melhorar a utilização das tecnologias, promover a visão crítica e a formação para a cidadania. Dessa forma, o objetivo desta tese foi analisar como intervenções pedagógicas podem promover o desenvolvimento de competências digitais de futuros professores, de maneira integrada à alfabetização científica e tecnológica. A metodologia da pesquisa foi a realização de uma intervenção pedagógica, no primeiro semestre de 2023, durante estágio docência em uma turma de ingressantes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens da Universidade Federal do Pará, no âmbito do tema “Recursos Tecnológicos Pedagógicos I”, componente curricular obrigatório do curso. A intervenção teve três etapas: 1. Avaliação Diagnóstica: identificou o perfil socioeconômico dos discentes e seus hábitos em relação às tecnologias digitais. 2. Autoavaliação: permitiu aos discentes refletir sobre seus níveis de proficiência em competências digitais, com base na adaptação de parâmetros do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). 3. Atividade com o produto educacional “Ciência em Questão” (Guedes, 2021), jogo de cartas para promover a discussão sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Entre os principais resultados, foi possível identificar que a turma era composta por discentes de diferentes faixas etárias, com renda familiar baixa e acesso limitado a tecnologias digitais; o dispositivo utilizado pela maioria era o smartphone, mais para fins de entretenimento e comunicação do que para atividades acadêmicas; porém, havia interesse em desenvolver competências digitais para fins educacionais, como criar apresentações, artigos científicos e utilizar ferramentas digitais em sala de aula. A intervenção pedagógica contribuiu para o desenvolvimento de indicadores do processo de alfabetização científica e tecnológica dos discentes, com base na integração entre os eixos das cartas e os eixos estruturantes da alfabetização científica. Ainda, propõe como principal resultado uma matriz de integração entre níveis de proficiência em competências digitais e indicadores de alfabetização científica e tecnológica, a ser utilizada por educadores na concepção de atividades teórico-práticas durante a organização de intervenções pedagógicas. A pesquisa destaca a importância de considerar o contexto socioeconômico dos discentes no planejamento das intervenções pedagógicas e identificou que o desenvolvimento de competências digitais, de maneira integrada à alfabetização científica e tecnológica, é essencial para a formação de futuros professores. A tese está organizada no formato multi paper (ou de múltiplos artigos), com quatro artigos científicos, cada um focando em um objetivo específico da investigação. |
Abstract: | The present investigation is situated within the context of the need to prepare undergraduate students in initial teacher education as future educators for the early years of basic education or for youth, adult, and elderly education (EJAI). This preparation aims to equip them to address the demands of contemporary education, which require both the use of digital technologies and mastery of scientific and technological concepts. Beyond improving the use of technologies, this preparation should also foster critical thinking and citizenship education. Thus, the objective of this dissertation was to analyze how pedagogical interventions can promote the development of digital competencies among future teachers in an integrated manner with scientific and technological literacy. The research methodology involved a pedagogical intervention carried out in the first semester of 2023 during a teaching practicum with first-year students of the Integrated Teacher Education Program in Science, Mathematics, and Languages at the Federal University of Pará. This intervention was conducted within the scope of the course “Pedagogical Technological Resources I,” a mandatory curricular component of the program. The intervention comprised three stages: 1. Diagnostic Assessment: identified students’ socioeconomic profiles and their habits regarding digital technologies. 2. Self Assessment: allowed students to reflect on their levels of proficiency in digital competencies based on an adapted framework of the European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu). 3. Activity with the educational product "Science in Question" (Guedes, 2021), a card game designed to foster discussions on the relationship between science, technology, and society. Among the main findings, it was observed that the class consisted of students from diverse age groups, with low household income and limited access to digital technologies. The most commonly used device was the smartphone, primarily for entertainment and communication rather than academic purposes. However, there was an expressed interest in developing digital competencies for educational purposes, such as creating presentations, writing scientific papers, and using digital tools in the classroom. The pedagogical intervention contributed to the development of indicators for students’ scientific and technological literacy, based on the integration of the game’s thematic axes with the structural axes of scientific literacy. Furthermore, the primary outcome of the study is the proposal of an integration matrix linking proficiency levels in digital competencies with indicators of scientific and technological literacy. This matrix is intended to assist educators in designing theoretical practical activities when planning pedagogical interventions. The research highlights the importance of considering students’ socioeconomic contexts in the planning of pedagogical interventions and emphasizes that developing digital competencies, integrated with scientific and technological literacy, is essential for the training of future teachers. The dissertation follows a multi-paper format (or multiple-article format), comprising four scientific articles, each focusing on a specific objective of the investigation. |
Palavras-chave: | Alfabetização científica Competências digitais Formação de professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
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