Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCALVINHO, Jhoanyn Valois Fantin-
dc.date.accessioned2025-05-12T14:57:53Z-
dc.date.available2025-05-12T14:57:53Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationCALVINHO, Jhoanyn Valois Fantin. ICM Space Game: uma interface baseada na imaginação de movimentos. Orientador: Cleison Daniel Silva; Coorientador: Bruno Merlin. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17355. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17355-
dc.description.abstractBrain-Machine Interfaces can help users participate in routine tasks, such as moving around. The scientific community works daily in an attempt to offer increasingly robust Brain-Machine Interface systems, with better responses to user commands. However, these works usually focus on improving the system itself. Therefore, the objective of this work is to offer an alternative to the users to help in the learning of the use of equipment of a Brain-Machine Interface based on the imagination of movements. For this, a computational tool based on a virtual game is developed in an attempt to improve the accuracy of users in controlling the devices of these systems. The results show that the tool works when connected to a Brain-Machine Interface, and can serve as an alternative in the process of collecting EEG signals. Throughout this work, programming languages dedicated to ICMs, such as OpenVibe, are used, as well as a language widely used in the programming of electronic games, Python. In the experiment carried out with 8 volunteers, there is no discrepant difference between the classification rates performed with the aid of the conventional protocol and the ICM Space Game, approximately 56% for bothpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Melissa Feitosa (melissa.feitosa@tucurui.ufpa.br) on 2025-05-09T17:50:43Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InterfaceBaseadaImaginacao.pdf: 4026651 bytes, checksum: ae7204ee7968fe770daa8730b92d0767 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2025-05-12T14:57:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InterfaceBaseadaImaginacao.pdf: 4026651 bytes, checksum: ae7204ee7968fe770daa8730b92d0767 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-12T14:57:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InterfaceBaseadaImaginacao.pdf: 4026651 bytes, checksum: ae7204ee7968fe770daa8730b92d0767 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-03-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via Sagittapt_BR
dc.subjectInterface cérebro-máquinapt_BR
dc.subjectImagética motorapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBCIpt_BR
dc.subjectICMpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectProtocolo de aquisição de sinais de EEGpt_BR
dc.subjectEEGpt_BR
dc.subjectEletroencefalogramapt_BR
dc.subjectBrain-machine interfacept_BR
dc.subjectMotor imagerypt_BR
dc.subjectEEG signal acquisition protocolpt_BR
dc.subjectElectroencephalogrampt_BR
dc.titleICM Space Game: uma interface baseada na imaginação de movimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruípt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Cleison Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1445401605385329pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MERLIN, Bruno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336467549495208pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9208914432946115pt_BR
dc.description.resumoA Interface Cérebro-Máquina (ICM) pode auxiliar os usuários na participação de tarefas rotineiras, como o ato de se locomover. A comunidade científica trabalha diariamente na tentativa de oferecer sistemas de ICM cada vez mais robustos, com melhores respostas aos comandos dos usuários. No entanto, estes trabalhos, geralmente focam na melhoria do sistema em si. Com base nesta afirmação, o objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo virtual como parte de uma ferramenta computacional com a intenção de oferecer uma alternativa aos usuários para auxiliar no aprendizado da utilização de equipamentos de uma ICM baseada na imaginação de movimentos. Para isso o jogo é projetado e programado como tentativa de melhorar a precisão dos usuários no controle dos dispositivos destes sistemas. Os resultados mostram que o jogo funciona quando conectado a uma ICM, e pode servir como alternativa no processo de coleta de sinais de EEG. Ao longo deste trabalho são utilizadas linguagens de programação dedicadas a ICMs, como o OpenVibe, assim como uma linguagem bastante utilizada na programação de jogos eletrônicos, Python. No experimento realizado com 8 voluntários, não há uma diferença discrepante entre as taxas de classificação realizada com o auxílio do protocolo convencional e do ICM Space Game, aproximadamente 56% para ambos os casos, contudo, o ICM Space Game foi o escolhido pela maioria dos participantes deste experimento.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDESENVOLVIMENTO DE SISTEMASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMPUTAÇÃO APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8280-2928pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ORCIDHTTPS://ORCID.ORG/0000-0001-7327-9960pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_IcmSpaceGame.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons