A democratização da gestão escolar no município de Santa Bárbara do Pará a partir do PDE

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2007-04-26

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Universidade Federal do Pará

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CASTRO, Maria Rosana de Oliveira. A democratização da gestão escolar no município de Santa Bárbara do Pará a partir do PDE. Orientadora: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1708. Acesso em:.

DOI

Este estudo sobre A democratização da gestão escolar no Município de Santa Bárbara do Pará a partir do PDE buscou identificar quais as contribuições do Plano de Desenvolvimento da Escola para a gestão escolar, a partir de análises das ações implementadas na Escola Municipal do Livramento. Ele contempla uma discussão sobre a reforma do Estado e a nova proposta de gestão pública, que tornou-se mais flexível, capaz de se adaptar ao desenvolvimento tecnológico e às novas exigências da economia globalizada, que fizeram a reforma do Estado ser orientada pelos valores da eficiência, da qualidade na prestação de serviços e pela cultura gerencial nas organizações. Este trabalho mostra, também, a articulação existente entre sistema escolar e capitalismo, que exigiu, devido a crise no setor agrário-exportador (nos anos vinte) e a emergência do setor urbano-industrial, melhor escolarização, principalmente para as populações dos centros urbanos, associando, dessa forma, a educação ao desenvolvimento e à economia como solução para a crise. Observa-se, a partir da pesquisa, que as políticas públicas educacionais emanadas dos organismos internacionais têm suscitado novas formas de regulação e de gestão no país, nesse contexto surge a perspectiva de gestão da proposta do Fundescola/ PDE, na qual é reforçado o papel da liderança do diretor. O estudo identifica que o atendimento educacional no Pará e na Região Norte está centrado no ensino fundamental, revelando uma desproporção com relação à educação infantil e ensino médio. A discussão, aqui apresentada, a respeito da modernização da gestão enfatiza a importância da autonomia e da participação na escola pública como meio de alcançar a qualidade desejável na educação. Revela, ainda, o caráter impositivo da proposta do PDE ao ignorar a comunidade escolar e externa na sua formulação, sendo distinta e até contraditória com a proposta estabelecida pela legislação educacional brasileira, apesar do discurso dos idealizadores apontarem-na como uma proposta participativa e democrática.

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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CASTRO, Maria Rosana de Oliveira. A democratização da gestão escolar no município de Santa Bárbara do Pará a partir do PDE. Orientadora: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1708. Acesso em:.