O testemunho Arbiter, o auricular caminho da memória: o ouvir e reproduzir em maus de art Spiegelman e em I was a child of holocaust survivors de Bernice e Eisenstein

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02-08-2023

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GONÇAVES, Gustavo Reis. O testemunho arbiter, o auricular caminho da memória: o ouvir e o reproduzir em Maus de art Spiegelman e em i was a child of holocaust survivors de Bernice Eisenstein. Orientadora: Alessandra Fabrícia Conde da Silva, co-orientador: Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16883. Acesso em: .

DOI

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a libertação dos campos de concentração, em meio a diversas situações de traumas, os sobreviventes desses espaços concentracionários falaram sobre suas experiências e seus relatos foram tomados como testemunhos direto dos eventos. Entretanto, as gerações posteriores produziram relatos relacionados à shoah, como é o caso de dois filhos de sobreviventes, cujas obras, Maus de Art Spiegelman e I was a child of holocaust survivors de Bernice Eisenstein, são o objeto de estudo desta dissertação. Não estando nos campos de concentração, como seus pais, seus testemunhos são de caráter auricular, o que nos leva a considerar a teoria do testemunho arbiter para analisarmos as duas narrativas, oriundas do convívio com a memória da shoah. Esta é uma pesquisa bibliográfica e, de tal modo, utilizamos estudos de autores que tratam da memória, testemunhos e representação, como Le Goff (1996), Assmann (2011), Agamben (2008), Sarmento-Pantoja (2019), Benveniste (2016), dentre outros. Nesta dissertação, procuramos demonstrar como as características do testemunho arbiter se fazem presentes nas obras selecionadas, considerando seus gêneros e os aspectos narrativos singulares no modo de narrar.

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