Cooperação no desenvolvimento de atividades de modelagem na educação matemática

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01-06-2018

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Contido em

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Citar como

MENEZES, Rhômulo Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do. Cooperação no desenvolvimento de atividades de modelagem na educação matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 1, p. 147-170, jan./jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p147-170.i7966. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14331. Acesso em:.

DOI

10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p147-170.i7966
Este artigo é recorte de uma dissertação de mestrado que buscou identificar e analisar implicações surgidas do uso de Tecnologias Digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Neste recorte, objetivamos analisar a cooperação entre sujeitos (alunos e professor) e tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, em que foram analisados relatórios e apresentações em PowerPoint produzidos por alunos do curso de matemática e gravações em áudio e vídeo registadas pela professora mediadora(segunda autora)no desenvolvimento de três atividades de Modelagem Matemática. Dessa forma,foi possível descrevera cooperação estabelecida entre a professora mediadora, os alunos e as tecnologias digitais, nos permitindo inferir que essa tríade configurou uma rede semântica (mixagens cognitivas complexas e cooperativas) em torno das temáticas investigadas.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal de Mato Grosso

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFMT

Instituto

Programa

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Fonte URI

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/7966