A educação afetivo-sexual no programa vale juventude: práticas de governamentalidade da sexualidade juvenil

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01-12-2017

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Agência de fomento

Contido em

Margens

Citar como

BRÍCIO, Vilma Nonato de; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. A educação afetivo-sexual no programa vale juventude: práticas de governamentalidade da sexualidade juvenil. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 138-153, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5439. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13082. Acesso em:.

DOI

10.18542/rmi.v11i17.5439
Este artigo é um recorte da pesquisa que problematizou com o auxílio teórico-metodológico de alguns conceitos de Michel Foucault a constituição do dispositivo da sexualidade como elemento estratégico de governo da juventude na contemporaneidade e sua articulação às táticas de parcerias público-privado diagramados no Programa Vale Juventude (PVJ), que constitui uma das ações da Fundação Vale, vinculada à empresa Vale. A Fundação Vale desenvolveu o Programa Vale Juventude no período de 2007-2012, promovendo a formação dos jovens sobre as questões de sexualidade. De uma perspectiva de uma governamentalidade programática a dimensão afetivo-sexual é inserida pelo Programa Vale Juventude num arranjo econômico para que a educação/formação dos jovens seja economicamente vantajosa e politicamente útil para a empresa Vale, a Fundação Vale, o Instituto Aliança, as Prefeituras e suas secretarias e demais órgãos parceiros no desenvolvimento do Programa, pois a governamentalidade desbloqueou a noção de população e de economia como governo

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Palavras-chave

Programa Vale JuventudeSexualidadeGovernamentalidadeVale Program YouthSexualityGovernmentality

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Programa

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https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5439