Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, Álvaro Cardoso-
dc.date.accessioned2021-03-26T12:43:56Z-
dc.date.available2021-03-26T12:43:56Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationGOMES, Álvaro Cardoso. Dicionário privativo. Margens, online, v. 11, n. 17, p. 188-197, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5442. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13079. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13079-
dc.description.abstractWe intend to analyze in this article how the Portuguese poet Albano structures his last book, Small Privative Dictionary, followed by A Handful of Sand, like an authentic dictionary, composing poetic entries. The method used is the poem analysis, with theoretical support, aiming to detect how this singular construction serves not only to reveal the obsessing presence of death and time, but also the means to combat them, through the cult of eroticism, Beauty and Nature.en
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-03-23T23:05:59Z No. of bitstreams: 2 Artigo_DicionarioPrivativo.pdf: 382743 bytes, checksum: 2ba1ef241afe39d37924f2b9fd15a407 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-26T12:43:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_DicionarioPrivativo.pdf: 382743 bytes, checksum: 2ba1ef241afe39d37924f2b9fd15a407 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T12:43:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_DicionarioPrivativo.pdf: 382743 bytes, checksum: 2ba1ef241afe39d37924f2b9fd15a407 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5442pt_BR
dc.subjectDicionáriopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectDictionaryen
dc.subjectDeathen
dc.subjectTimeen
dc.titleDicionário privativopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6053435400430128pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage188pt_BR
dcterms.citation.epage197pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/rmi.v11i17.5442pt_BR
dc.description.resumoPretendemos analisar, neste artigo, como o poeta português Albano estrutura seu último livro, Pequeno Dicionário Privativo, seguido de Um Punhado de Areia, como um autêntico dicionário, compondo verbetes poéticos. O método empregado é o de análise de poemas, com apoio teórico, visando a detectar como esta construção singular serve não só para revelar a presença obsedante da morte e do tempo, como também os meios para combatê-los, através do culto do Erotismo, da Beleza e da Natureza.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DicionarioPrivativo.pdf373,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons