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dc.creatorPRESTES, Maria Ivete Rissino-
dc.date.accessioned2020-01-24T14:35:22Z-
dc.date.available2020-01-24T14:35:22Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.citationPRESTES, Maria Ivete Rissino. Gestão ambiental participativa: um desafio para os gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Orientador: Gilmar Wanzeller Siqueira. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) - Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12213. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12213-
dc.description.abstractA socio-environmental crisis faced by society has become permanent for the development of life in society. Participatory management has been an alternative in the area of public administration, in the participation of the servants in the production of the common good is a measure of the processes of deliberative participation. The research begins to understand the participative management in the university context, the participation of a process of real participation in the administrative processes and managers in the decision making in the educational environment, besides of Exact and Natural Sciences of the Federal University of Pará. The discussion problematized environmental education in new theoretical and methodological bases, as an instrument of conflict mediation in the participatory process, with administrative and academic units as spaces for such mediation. A questionnaire was prepared with 28 open and closed questions, based on Normative Instruction 10/2012. They answered the research TA and Managers, all act in the Institute of Exact and Natural Science. The questionnaire was used as a collection instrument and the data were submitted to content analysis. The results served to outline a methodological profile and the dissemination of environmental education strategies and activities in the participatory environmental management process adopted at ICEN / UFPA. The analysis of the data indicated that the idea of using environmental education as an interdisciplinary tool allied to participatory practice, a priori operationalized aspects of the theoretical approach of human resources management in ICEN / UFPA.en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectGestão participativapt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectParticipatory managementen
dc.subjectPublic administrationen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleGestão ambiental participativa: um desafio para os gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.contributor.advisor1SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3145792580729701pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321509053290707pt_BR
dc.description.resumoA crise socioambiental enfrentada pela sociedade moderna aponta para a necessidade permanente de se pensar alternativas para o desenvolvimento da vida em sociedade. A gestão participativa tem se apresentado como alternativa na área da administração pública, na qual participação dos servidores na produção do bem comum é uma prerrogativa dos processos de participação deliberativa. A pesquisa busca compreender a concepção de gestão participativa no contexto universitário, a fim de investigar a real participação dos servidores técnicos administrativos e gestores na tomada das decisões no ambiente educacional, além de abordar a aplicabilidade do processo de educação ambiental e a gestão participativa dentro do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. A discussão problematizou a educação ambiental em novas bases teórico-metodológicas, como instrumento de mediação de conflitos no processo participativo, tendo as unidades administrativas e acadêmicas como espaços para tal mediação. Foi elaborado um questionário com 28 questões abertas e fechadas, com base a Instrução Normativa 10/2012. Responderam a pesquisa os servidores técnicos administrativos em educação e os docentes gestores, todos exercendo suas atividades no Instituto de Ciência Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados serviram para traçar um perfil metodológico e a divulgação das estratégias e atividades de educação ambiental no processo de gestão ambiental participativa adotada no ICEN/UFPA. A análise dos dados indicou que a ideia de usar a educação ambiental como uma ferramenta de interdisciplinaridade aliada à prática participativa operacionalizou a priori aspectos da abordagem teórica da gestão de recursos humanos no ICEN/UFPA.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências e Meio Ambientept_BR
dc.subject.linhadepesquisaCONSERVAÇÃO E CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MEIO AMBIENTEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCIÊNCIAS E MEIO AMBIENTEpt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7390-3484pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências e Meio Ambiente (Mestrado) - PPGCMA/ICEN

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