Resiliência familiar: o olhar de professores sobre famílias pobres

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Psicologia Escolar e Educacional

Citação

MATOS, Larissa Araújo et al. Resiliência familiar: o olhar de professores sobre famílias pobres. Marigá, v. 22, n. 3, p. 1-9, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018038602. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12095. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018038602 
O objetivo da presente pesquisa foi descrever a resiliência familiar, do ponto de vista de professores, sobre as famílias de seus alunos. A coleta dos dados foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia da cidade de Belém-Pará. Participaram deste estudo onze professores de 1º ao 5º ano que responderam a uma entrevista semiestruturada e participaram de uma entrevista coletiva que teve por objetivo obter informações sobre a percepção dos profissionais acerca da resiliência nas famílias dos alunos. Os dados foram coletados e categorizados com base na Análise de conteúdo de Bardin [Análise de conteúdo (2011)] e com o auxílio do software Nvivo versão 10. Os resultados mostraram que os professores compreendemos elementos da resiliência familiar, entretanto, desconsideram tais elementos nas famílias da escola, tendem a ter uma percepção negativa e pessimista sobre as possibilidades de sucesso e resiliência nestes grupos, possuem uma visão estereotipada de família, uma perspectiva estigmatizada sobre pobreza e dos benefícios sociais que estas famílias têm acesso.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MATOS, Larissa Araújo et al. Resiliência familiar: o olhar de professores sobre famílias pobres. Marigá, v. 22, n. 3, p. 1-9, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018038602. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12095. Acesso em:.