Exploração geológica e geoquímica detalhada para explotação de metais base e preciosos no salitre - Departamento del Tolima – Colômbia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

05-09-1995

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

FAJARDO OLIVEROS, Alberto. Exploração geológica e geoquímica detalhada para explotação de metais base e preciosos no salitre - Departamento del Tolima – Colômbia. Orientador: José Francisco da Fonseca Ramos. 1995. 99 f. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) – Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1995. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11494. Acesso em: .

DOI

Estudos de exploração geológica e geoquímica regional realizados anteriormente definiram a zona de "El Salitre", Departamento de Tolima (Colômbia), como um prospecto de interesse para o prosseguimento de trabalhos de exploração mais detalhados. Como consequência, realizou-se uma exploração geoquímica detalhada para metais preciosos e base na área, que é um ambiente geológico favorável e contem anomalias geoquímicas e depósitos de minérios em suas vizinhanças.Com o apoio do "Instituto de Investigaciones em Geociencias, Mineria y Quimica (INGEOMINAS)" da Colômbia, foi realizado um levantamento topográfico e obtidas informações sobre a geologia e geoquimica, na escala 1:2.000. Isso permitiu a concepção de modelos descritivos para tipos de mineralização esperados na área, o que, por sua vez, possibilitou a seleção e implementação de técnicas de quantificação de elementos químicos considerados como indicadores, que, por fim, foram submetidos a tratamento estatístico.No trabalho de campo foram coletadas 176 amostras de solos numa área de 5 km², em um espaçamento de 50 m ao longo das cristas das serras e 40 amostras de rocha, nos afloramentos ocasionais. As análises químicas foram efetuadas utilizando-se abertura com água regia a quente e posterior determinação de Ag, Cu, Pb, Zn e Mo por AAS (chama); Sb, As e Bi, por AAS (geração de hidretos) e Au por AAS (forno de grafite). Foram realizadas análises estatísticas univariada e multivariada (análises fatorial em modo-R e de Cluster em modo Q e R), para as 9 variáveis referidas. Os resultados obtidos na área evidenciaram a assinatura geoquímica de um corpo de tipo pórfiro cuprífero com ouro, ou pórfiro aurífero, e por outro lado a assinatura de um skarn mineralizado com ouro e metais bases. Esses tipos de mineralizações existem, supostamente, em profundidade, e fazem parte de um mesmo ambiente geológico. A análise fatorial permitiu definir duas associações de elementos químicos relacionadas a essas mineralizações. Os conjuntos Mo-Zn-Au-Sb em rochas e Mo-Sb-Ag-Pb- Zn em solos indicam a presença de o corpo pórfiro, enquanto que Bi-Cu-Au-Ag em rochas e Bi-Cu-Au-As em solos sugerem a existência de skarn mineralizado. Estas associações foram também evidenciadas através da análise de Cluster em Modo-R. Em superfície, os indícios destas mineralizações concentram- se no setor conhecido como La Meseta para o pórfiro, e na zona situada logo a sul desta para o skarn, fatos confirmados pela análise de Cluster em Modo-Q. Estes resultados devem ser confrontados com estudos geofísicos de polarização induzida e magnetometria, para que a presença das mineralizações seja confirmada, antes que perfurações exploratórias sejam realizadas nos locais de interesse.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI