Memória social e educação popular: um estudo sobre o Ponto de Memória da Terra Firme, Belém-Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-02-26

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

QUADROS, Camila Alves. Memória social e educação popular: um estudo sobre o Ponto de Memória da Terra Firme, Belém-Pará. 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10142>. Acesso em:.

DOI

Essa dissertação buscou analisar o projeto Ponto de Memória da Terra Firme (PMTF), na perspectiva de um fenômeno socioeducacional, o qual ocorre na periferia de Belém do Pará. O PMTF estrutura-se a partir da criação do Programa Pontos de Memória (PPM), no ano de 2009, enquanto uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). A proposta dos Pontos de Memória é que a memória de favelas e periferias brasileiras seja evidenciada a partir das narrativas dos moradores desses lugares, tendo como foco, também, a criação de museus nesses espaços, a partir das metodologias de museologia social trabalhadas no PPM. Dessa feita, o objetivo principal dessa dissertação foi analisar as conexões entre os elementos da memória social e as práticas pedagógicas vinculadas à Educação Popular no Ponto de Memória da Terra Firme. Os objetivos específicos da pesquisa foram os seguintes: 1) descrever o ambiente onde são efetivadas as práticas pedagógicas formativas relacionadas à educação popular no PMTF; 2) Documentar os elementos que compõem a memória social dos sujeitos e moradores que fazem parte das atividades do PMTF; 3) Identificar os elementos relacionados ao modo de vida/memória social dos sujeitos quando em contato com práticas vinculadas à educação popular; 4) analisar a o diálogo existente entre os saberes populares dos sujeitos de pesquisa e saberes científicos dos autores selecionados para a composição do núcleo conceitual do trabalho. O referido estudo teve como questão problema a seguinte: como os elementos de memória social e práticas pedagógicas são analisadas a partir da educação popular realizada no PMTF? A pesquisa é de natureza qualitativa, de abordagem fenomenológica social, tendo o bairro da Terra Firme como cenário de estudo. Os procedimentos de produção de dados se constituíram a partir de levantamento bibliográfico, documental e entrevistas (semiestruturadas e grupo focal, em momentos distintos) com os sujeitos de pesquisa. Sendo assim, verificamos que o PMTF realiza no bairro da Terra Firme um trabalho de museologia comunitária, o qual permite visibilidade da memória social do lugar que pouco é conhecida, sobretudo, midiaticamente. Temos como resultados que este Ponto de Memória possibilita uma educação para a cultura da memória, na qual se enfatiza que a educação popular se faz por meio da cultura que emerge dos saberes do povo, como também da memória social.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

QUADROS, Camila Alves. Memória social e educação popular: um estudo sobre o Ponto de Memória da Terra Firme, Belém-Pará. 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10142>. Acesso em:.